Vendas na semana da Páscoa crescem 5,31%, aponta SPC Brasil

Com a Semana Santa antecipada para os últimos dias de março, consumidor optou por parcelas as compras

As vendas na semana da Páscoa deste ano cresceram 5,31% na comparação com a semana da Páscoa de 2012, segundo o indicador SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) de atividade do comércio anunciado nesta segunda-feira (1º de abril) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

No ano passado, as vendas na Semana Santa haviam crescido 4,84%, na base de comparação com igual período de 2011.

O índice é calculado com base nas consultas para vendas nos sete dias que antecederam o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (24 a 30 de março de 2013).

Variação do volume de vendas do varejo na Páscoa

Fonte: CNDL e SPC Brasil

Termômetro de consumo

Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o aumento real da renda do consumidor brasileiro e a ampliação do emprego formal em nível recorde contribuíram para a repetição do desempenho positivo das vendas.

Na avaliação de Pellizzaro Junior, os números se enquadram nas expectativas do setor e indicam um cenário ainda aquecido para as vendas.

“Boa parte dos consumidores optou pelo crédito na hora das compras porque neste ano o feriado foi antecipado para março e acabou coincidindo com a última semana do calendário, que foi antes da folha de pagamento da maioria da população”, explica Pellizzaro Junior.

A páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo nacional em faturamento e volume de vendas, juntamente com o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. A data movimenta principalmente o setor de alimentos, como chocolates, vinhos, aves e peixes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL