Vendas na semana da Páscoa crescem 5,31%, aponta SPC Brasil
Com a Semana Santa antecipada para os últimos dias de março, consumidor optou por parcelas as compras
As vendas na semana da Páscoa deste ano cresceram 5,31% na comparação com a semana da Páscoa de 2012, segundo o indicador SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) de atividade do comércio anunciado nesta segunda-feira (1º de abril) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
No ano passado, as vendas na Semana Santa haviam crescido 4,84%, na base de comparação com igual período de 2011.
O índice é calculado com base nas consultas para vendas nos sete dias que antecederam o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (24 a 30 de março de 2013).
Variação do volume de vendas do varejo na Páscoa
Fonte: CNDL e SPC Brasil
Termômetro de consumo
Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o aumento real da renda do consumidor brasileiro e a ampliação do emprego formal em nível recorde contribuíram para a repetição do desempenho positivo das vendas.
Na avaliação de Pellizzaro Junior, os números se enquadram nas expectativas do setor e indicam um cenário ainda aquecido para as vendas.
“Boa parte dos consumidores optou pelo crédito na hora das compras porque neste ano o feriado foi antecipado para março e acabou coincidindo com a última semana do calendário, que foi antes da folha de pagamento da maioria da população”, explica Pellizzaro Junior.
A páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo nacional em faturamento e volume de vendas, juntamente com o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. A data movimenta principalmente o setor de alimentos, como chocolates, vinhos, aves e peixes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL