SPC Brasil divulga pesquisa sobre vendas para o Natal em coletiva de imprensa

Tradicional pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL traça intenções de compra e comportamento de consumo do brasileiro para o Natal. Coletiva de imprensa será realizada em São Paulo

O Natal de 2016 ainda sofrerá os efeitos da crise financeira ou será o início de uma recuperação no consumo? Para responder a essa e outras perguntas, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgam na próxima terça-feira (8/11), às 10h30, em coletiva de imprensa em São Paulo, o resultado da Pesquisa Nacional de Intenção de Compras para o Natal 2016.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, e o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, comentarão o resultado do estudo, que foi realizado com consumidores de todas as idades e classes sociais nas 27 capitais e interior do país e revela informações como:

• Expectativa de vendas e de consumo para o Natal;
• Impacto da crise e nas mudanças político-econômicas do país na disposição do brasileiro em gastar no Natal;
• Proporção de brasileiros que irão às compras;
• Gasto médio do brasileiro com as compras de Natal;
• Percepção do consumidor brasileiro em relação aos preços;
• Produtos mais procurados e presentes mais desejados na data;
• Locais preferidos para realizar as compras e formas de pagamento mais comuns;
• Perfil e comportamento do consumidor nas compras de Natal (detalhamento por gênero, faixa etária e classe social);
• Hábitos mais comuns no fim do ano, como amigo secreto/oculto, comemorações etc;
• Compras de Natal pela internet;
• Balanço do comércio varejista em 2016 e perspectivas para 2017;
• Dados comparativos com Natais de anos anteriores, entre outras informações.

Os jornalistas interessados devem confirmar presença pelos e-mails:
renan.miret@inpresspni.com.br
vinicius.bruno@spcbrasil.org.br

Atenção: a coletiva começará rigorosamente no horário programado. Ou seja, as 10h30 da manhã. Após a coletiva será serviço um brunch aos jornalistas presentes.