Projeto com foco em protagonismo empresarial, ética e associativismo chega a Juazeiro do Norte

Projeto com foco em protagonismo empresarial, ética e associativismo chega a Juazeiro do Norte

Ação integra convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae

Juazeiro do Norte recebe, sexta-feira (18), uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), que faz parte do convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

O encontro será realizado durante a 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Juazeiro do Norte/Ceará. A Convenção tem papel preponderante na promoção do desenvolvimento do comércio lojista e pretende reunir 2.000 participantes de todo o Estado.

A palestra do PP 4.0 dentro da programação da Convenção Estadual trata “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios”. O objetivo é mobilizar os varejistas de forma a estimular a discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços.

Nesta ação serão tratados os temas protagonismo (como os líderes devem atuar para que se tornem protagonistas nas relações de defesa dos interesses do setor varejista); ética (qual o conjunto de regras e preceitos que os líderes devem seguir para estarem de acordo com as expectativas morais e legais nas relações de defesa do setor varejista) e associativismo (de que forma os líderes devem atuar para garantir que o interesse coletivo se sobreponha aos interesses individuais).

“O contexto associativista do Sistema CNDL é formado por líderes empresariais que se dedicam a melhorar o ambiente de negócios do varejo, contribuindo com suas experiências pessoais e profissionais, que naturalmente são bastante heterogêneas, refletindo a natureza dos seus mais de 500 mil associados. Desta forma, é importante consolidar fundamentos essenciais para o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas, estimulando os líderes a aplicar e propagar tais conceitos dentro de suas esferas de influência”, comenta o presidente da CNDL, José César da Costa.

 

Consultoria especializada – A coordenação da iniciativa ficará a cargo da GS&Friedman, empresa do Grupo Gouvêa de Souza. Fabiana Mendes, sócia-diretora da consultoria, explica que a experiência será importante para falar diretamente com as lideranças. “Vamos atuar para despertar nos participantes um senso de responsabilidade para assumir a posição de liderança e protagonismo em busca de um ambiente que faça os negócios se desenvolverem e promovam oportunidades de novos negócios”, explica.

Em Juazeiro do Norte, o encontro será conduzido por Nilmar Paul, que atua há mais de 15 anos com consultoria, palestras, treinamentos empresariais nos temais de cooperação empresarial, empreendedorismo coletivo e vendas. É co-autor da metodologia de Central de Negócios para o SEBRAE, cujo objetivo é estimular a cooperação entre empresários para melhorar seu nível de competividade.

 

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.