Fórum Nacional do Comércio reuniu mais de 700 pessoas

Foram dois dias de evento que contaram com a participação de mais de 700 pessoas na plenária. A grande novidade foi a interação via twitter dos participantes com os painelistas. Utilizando a hashtag #fnc, os integrantes do Fórum Nacional do Comércio enviavam perguntas que apareciam em tempo real aos painelistas.

Antes do início dos painéis, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, deu as boas vindas aos participantes no primeiro dia de Fórum, no dia 11 de outubro. “Este é o momento de compartilharmos de nossas necessidades, de mostrar como funciona o varejo em nosso país, abrindo novos horizontes para o conhecimento. É um momento ímpar de nos mobilizarmos para sermos ouvidos”, pontuou o presidente da Confederação de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior.

Crédito e Consumo

Com o objetivo de avaliar o passado e o momento do crédito no país, autoridades e empresários debateram sobre de que formas o varejo nacional poderá acessar e disponibilizar o crédito no país. No palco estavam o diretor da Micro e Pequena Empresa do Banco do Brasil, Adilson Anísio; a gerente do Departamento de Bens de Consumo, Comércio e Serviços do BNDES, Ana Cristina Costa; o diretor executivo de cartões da Caixa Econômica Federal, Mário Ferreira Neto; o diretor de Crédito e Cobrança das Casas Bahia, Paulo dos Santos Filho; o chefe de divisão do Banco Central, Renato Baldini Junior; e o economista chefe da ACREFI, Nicolas Tingas.

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Este foi o tema do segundo painel do dia. “Existe um remédio para a economia: o investimento na micro e pequena empresa”. Com essa frase o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, abriu o painel sobre a Lei Geral de Micro e Pequena Empresa.

Tramita no Congresso Nacional uma proposta de alteração desta legislação que ampara mais de 85% dos estabelecimentos varejistas brasileiros, hoje optantes pelo Simples Nacional. Sobre este assunto, o senador José Pimentel destacou que o Congresso Nacional vai pressionar todos os integrantes para que a Lei não seja alterada. “Precisamos enfrentar com muita firmeza a substituição tributária. Não podemos aceitar que os governos estaduais continuem premiando as grandes empresas com incentivos fiscais, enquanto penalizam os pequenos empreendedores, ao neutralizar os benefícios da lei do Simples Nacional”.
Participaram deste painel também o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior; e o consultor do Sebrae, José Arimatéia.

Relação com Consumidores

O terceiro painel do Fórum Nacional do Comércio foi voltado para o debate da relação com os consumidores. Com a mediação do apresentador da Rádio CBN, Estevão Damázio, o painel trouxe uma dinâmica diferente, com a participação da plateia, além do envio de perguntas via twitter. Integraram o painel, além do mediador, o advogado especialista em Direito do Consumidor, Walter Moura; o promotor de Justiça Leonardo Bessa; o diretor substituto de qualidade do Inmetro, Paulo Coscarelli e a secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça Juliana Pereira.

Da plateia surgiram dúvidas diversas, entre elas a principal foi sobre a aplicação de multas à lojas e produtos. Para Juliana Pereira, o Código de Defesa do Consumidor é o entendimento padrão para todas as causas jurídicas. O advogado Walter Moura complementou ressaltando que quanto mais transparente e padronizado for o estabelecimento mais fácil entender a relação de consumo.

Cenário Econômico Brasileiro e Mundial

Encerrando o primeiro dia de atividades no Fórum Nacional do Comércio, o Secretário de Comércio e Serviços, Humberto Luiz Ribeiro da Silva falou sobre desafios, competitividade e oportunidades do mercado brasileiro.

O secretário trouxe referências do cenário internacional, apresentando referências de países como China e Nigéria e configurando o que ele chamou de ideograma de oportunidades. A China, de acordo com o secretário, apresenta números vultosos de negócios, consolidando seu desempenho em qualidade, fabricação em escala e infraestrutura.

Sobre o comércio, em especial, Humberto Luiz Ribeiro, destacou o segmento não se apresenta como uma consequência da indústria. Nesse sentido, planejamento, investimento e profissionalização são quesitos indispensáveis para estruturação de um plano para o desenvolvimento econômico do setor.

Meios Eletrônicos de Pagamento

Este foi o assunto que abriu o segundo dia de debates no Fórum Nacional do Comércio. Integraram o painel Antônio Castilho presidente da Elavon; Eduardo Chedid, vice-presidente da Cielo; Cassius Schymura da ABECS, Maximiliano Martinhão do Ministério das Comunicações, o deputado federal Guilherme Campos; e o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

Entre os temas mais tratados no painel estava a cobrança de taxas por transações e o prazo de repasse do dinheiro para os lojistas. Muitos empresários ainda não entendem porque a adquirente só repassa o valor pago via débito em conta após 30 dias. O presidente da Elavon explicou que tecnologicamente é viável transferir o pagamento ao empresário em dois dias mas a regulamentação do setor é antiga, foi estabelecida na época de alta inflação. “Por esse motivo, se faz necessária uma nova regra”, mediou Roque Pelizzaro Júnior, presidente da CNDL.

O Deputado Guilherme Campos acredita que a cobrança por parte do adquirente deveria ser em valor fico mensal, como em outros países. Do contrário, que se abra os percentuais de cobrança, de modo que cada um saiba quanto estão pagando pelo serviço, seja débito, crédito ou vale benefício.

Inovações e E-commerce

De uma maneira inovadora, os painelistas abriram o debate no último painel do Fórum Nacional do Comércio. Antes da palestra começar e sem ninguém estar no auditório, eles tiraram uma foto em seus lugares no palco. Minutos antes de serem anunciados pelo mestre de cerimônias, projetaram a foto. O objetivo foi lembrar que o E-commerce acontece muito antes daquele momento ali.

Num debate inovador e com a presença da plateia com perguntas no microfone e via twitter, os painelistas traçaram a importância de o lojista fazer parte deste mundo de e-commerce. Além disso, mostraram que os lojistas e empresários devem estar atentos às novidades. “O mundo digital não requer clientes, e sim fãs”, disse Rodrigo Demétrio, especialista em social commerce. “Às vezes o receio do novo não nos permite seguir”, finalizou o mediador e consultor da CNDL, Marcelo Castro.

Participaram ainda do painel o Coordenador-Geral de Mercado Doméstico, na Secretaria de Comércio e Serviços, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Douglas Finardi Ferreira; José Furian Filho, Vice Presidente de Negócios da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Luciano Rego, Especialista/Consultor de Empresas e representante do SEBRAE Nacional em E-Commerce; Ricardo Ramos, da Precifica; Juliano Motta, da UOL; e Rafael Barbosa, diretor da Anpei.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL com informações da CDL/DF e da FCDL/MG