Bilionário indiano estreia no mercado brasileiro

Por Eduardo Campos | De Brasília

O bilionário indiano Bavaguthu Raghuram Shetty entrará no mercado financeiro brasileiro, como dono indireto da Confidence Corretora de Câmbio e do Banco Confidence.

No começo do mês foram publicadas as declarações de propósito comunicando a realização do negócio, que ainda depende de autorização do Banco Central do Brasil e de autoridades em outros países.

Pelo levantamento da Forbes, o indiano de 72 anos tem patrimônio de US$ 1,1 bilhão. Também conhecido como Dr. Shetty, ele está radicado nos Emirados Árabes Unidos (EAU) desde os anos 70 e, em maio fechou a compra da britânica Travelex em um negócio estimado em mais de US$ 1,5 bilhão. Em meados do ano passado, a Travelex tinha comunicado a compra do restante do capital da Confidence que ainda não detinha – daí a participação que o bilionário terá no mercado brasileiro. Em 2011, o grupo britânico, que se apresenta como o maior do mundo no segmento de câmbio de varejo, tinha levado 49% da corretora brasileira.

Junto com Dr. Shetty também chega ao país um dos maiores investidores dos EAU, Saeed Bin Butti Al Qubaisi, pois a compra da Travelex foi feita em parceira com o fundo de Al Qubaisi, o Centurion Investment, baseado em Abu Dhabi.

Dr. Shetty e Qubaisi são parceiros de longa data, controlando a Bolsa dos Emirados Árabes (UAE Exchange). Mas a origem dos negócios de Shetty é no mercado farmacêutico e de saúde. Uma de suas empresas, a NMC Health é listada na Bolsa de Londres desde 2012. Em recente entrevista ao “Wall Street Journal”, Shetty apontou a intenção de investir em sua terra natal, conforme espera uma licença bancária para operar no país e se concentrar na população não bancarizada.

O controle do grupo Confidence no Brasil se dará por intrincada participação envolvendo mais de 15 empresas com sedes nas Ilhas Virgens Britânicas, Jersey, Reino Unido e Brasil. Segundo comunicado oficial, Shetty terá cerca de 85% do Banco Confidence e da Confidence Corretora de Câmbio.

Procurada, a Confidence informou que o executivo à frente da operação não estava disponível para comentar o assunto. Representantes da Travelex e de Dr. Shetty não retornaram os pedidos de entrevista até o momento. O BC não se pronunciou sobre o andamento da aquisição.